Você já pensou em abastecer em um posto de combustível e receber menos litros do que você pagou? Isso vem acontecendo, e a fraude já foi constatada em um estabelecimento, em Caruaru, pela operação Octanagem, realizada quinta-feira (08) pela Polícia Civil, em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Pernambuco (Ipem-PE e SP), e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O estabelecimento lacrado pela operação, foi na Avenida José Dutra, no bairro Petrópolis, em Caruaru. Chips nas placas de circuito das bombas eram adulterados, fazendo com que o consumidor recebesse menos combustível do que o valor pago, na prática de 10 a 14% menos. Por exemplo, a cada 20 litros de gasolina pagos, o carro era abastecido com 18 litros. “Eles pegam a placa, alteram o chip e, através de um mecanismo de indução de dados, acionam a fraude”, explica o Ipem-PE.
Em caso de dúvida, Ipem-PE recomenda teste
Caso o consumidor desconfie na hora de abastecer, é recomendado que ele solicite que o posto realize um teste. “Nesses estabelecimentos existem medidores de volume de 20 litros capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta”, diz o Ipem.
O Ipem ressalta que o consumidor pode fazer denúncias no site do instituto, pelo telefone 08000 081 1526 ou pelo endereço eletrônico http://www.ipem.pe.gov.br
Fonte: nodetalhe
Nenhum comentário:
Postar um comentário